CONCURSO SOLDADO PMPR


BOAS, OU MELHOR, EXCELENTES NOTÍCIAS PARA OS FUTUROS SOLDADOS DA GLORIOSA PMPR

Foi nesta sexta-feira 09/02, véspera de carnaval, que o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, noticiou que em muito breve conversará com o governador Beto Richa sobre o lançamento do edital para o concurso PM/BM.

Segundo o parlamentar, o objetivo do encontro é estabelecer ações em torno do processo de abertura do concurso, desde a autorização para lançamento do edital até o cronograma para o início das provas. “Ao que tudo indica, o governo pretende assinar a autorização do protocolo de abertura de concurso público até o final do mês de março, quando deixa o cargo para concorrer a uma vaga ao Senado, nas eleições deste ano.”

Já é sabido que o comando da PMPR solicitou ao executivo em maio do ano passado a inclusão de 4000 novos soldados e que existe um protocolo em andamento para o pedido.

Há fortes indicativos que as provas não demorarão para acontecer, já que muitas serão as baixas na PM e que elas precisam ser urgentemente supridas. Ainda mais se levarmos em conta o tempo de formação de um soldado que, desde sua aprovação no concurso até a conclusão do curso (CFSD), não leva menos do que dois anos.

QUANDO SERÁ O CONCURSO SOLDADO PMPR?

Imagina-se que o certame acontecerá ainda no primeiro semestre de 2018.

QUEM PODERÁ PRESTAR O CONCURSO?

Caso se repitam as regras do último concurso, àquele com edital divulgado em 2012, poderão concorrer a uma das vagas, homens e mulheres, com idade entre 18 a 30 anos, Ensino Médio completo e portador de Carteira Nacional de Habilitação (tipo “B”, no mínimo).

QUAIS AS ETAPAS DO CONCURSO?

O concurso para soldado PMPR é normalmente dividido em 5 etapas:
1) Exame Intelectual

A prova de conhecimentos no último certame foi composta por 40 questões de Português, Atualidades, Matemática, Geografia, História, Estatuto da Criança e do Adolescente e Informática. Exigiu-se, ainda, uma Redação.

2) Exame de Capacidade Física – ECAFI

A segunda etapa, o ECAFI, exigiu dos aprovados no exame intelectual a prática do shuttle run (corrida do ir e vir), tração/isometria em barra fixa e corrida de 2.400 metros.

3) Exame de Sanidade Física – ESAFI
4) Avaliação Psicológica
5) Investigação Social
QUANTO GANHA UM SOLDADO PMPR?
Durante o curso de formação de soldados (CFSD) a remuneração é de um soldado de 2ª classe, R$ 1.895,72 e, após a formatura, recebe a promoção para soldado de 1ª Classe é ganhos de R$ 4.180,07.